sábado, dezembro 29, 2007

"Esconde-Esconde"

Hoje fui Aveiro e a cidade assustou-me. De tantas outras vezes nunca tinha percebido tal coisa, mas hoje a cidade assustou-me. Entendi que aquelas ruas já nada me diziam, que apenas me lembravam de vivencias de uma outra vida que tive, uma vida diferente da que levo agora. Senti um desabar dentro de mim enquanto nao percebi porque tal sucedia, mas entendi... Entendi que nenhuma das caras que me rodeavam me era familiar, entendi que as ruas nada me diziam, que Aveiro não é a Ria, o Rossio e o Forum, mas sim as pessoas. Entendi que não tenho saudades da cidade, mas sim das pessoas, percebi que não sinto necessidade de voltar lá, mas tenho uma total dependência das pessoas que lá vivem. Senti-me deslocado, senti-me estranho numa cidade que já me era estranha.
Eu que tenho fobia a hábitos, comecei a habituar-me a isto, à minha vida de sempre, ás pessoas de sempre, aos afrontes de sempre e ás tristezas de sempre. Percebi que não posso deixar Amarante por gostar de viver cá, mas por estar habituado a viver assim, habituado a agarrar o braço da Ana na rua, a dormir em casa da Rita, a acalmar a Gaby e a rir-me das parvoices do grupo. E é por isso que hoje quando a Raquel me agarrou o braço e me disse que eu devia voltar para Aveiro me apetecia fugir com toda a força que tinha para o meu habito. Não por não gostar de estar lá, mas por estar habituado a visitar Aveiro de quando em vez e ser recebido com todo o carinho.
Hoje percebi muita coisa, percebi que estou fora do contexto quando visito Aveiro, percebi que não vale a pena perguntar, ou questionar, pois ningem me vai conseguir explicar tudo que aconteceu nos ultimos meses. Sinto falta de Aveiro, mas não das ruas sem fim, da avenida de arvores despidas e do forum movimentado, sinto falta das pessoas.
Quando me despedi não me apeteceu chorar como das outras vezes, apeteceu-me sorrir pois sabia que o meu habito me levaria uma vez mais lá, ás pessoas... Quando me cantaram, me fizeram sorrir, me fizeram pensar, senti-me maravilhosamente bem, não por estar em Aveiro, mas por estar com aquelas pessoas que me marcaram de certa forma a vida.
Hoje percebi muita coisa, percebi que as pessoas fazem a terra e o habito a vida. Não posso fugir mais, estou habituado a mim, a todos os que me rodeiam, a viver em Amarante e a visitar Aveiro de quando em vez.

1 comentário:

Anónimo disse...

espero que voltes, defenitivamente, pelo teu habito ou por outra desculpa qualquer :O



Ricky <3